quinta-feira, 9 de julho de 2009

O montinho

Montinho-artilheiro – Todo goleiro já foi enganado pela bola, que vinha rasteira, tocou no chão e subiu. Quando parecia que seria facilmente agarrada, atrapalhou o goleiro e entrou no gol. Diz-se que ela bateu no montinho-artilheiro.

Foi essa expressão futebolês que me fez tomar gosto e prestar mais do que a costumeira atenção nas transmissões esportivas no rádio.

Meu pai (Adão) era jogador de futebol e me lembro bem, em 1984 estava ouvindo uma transmissão pelo rádio e meu pai fez um gol! Nossa que alegria, mas a criança de sete anos fica intrigada porque o narrador disse que o gol do Adãozinho contou com a ajuda do montinho-artilheiro. Ora! Será que esse cara ta falando mal do meu pai?Que raio é esse montinho? Só fui descobrir o significado quando ele chegou em casa e pacientemente me explicou. E claro, para entender melhor, vi o lance no programa do Roberto Alves.

Narrar futebol no rádio é o "encontro com o imaginário" na direção a algo que não se pode precisar como será o final. Desde criança, o menino que gosta de futebol e não teve o dom do pai aprende a musicalidade da narrativa do rádio.
AGENDA
Sportv-PFC=Nesta sexta-feira 10/07 vou narrar Figueirense x Fortaleza.
CBN/Diario= Sábado 11/07 vou narrar Avaí x Botafogo.

Um comentário:

  1. Já ouvi esta história...muito legal a fonte de inspiração, faltou contar das longas narrações do jogos de futebol de botão.
    Do menino que montava seus times jogava sozinho só para narrar os lances que seus botões(então jogadores imaginários)faziam durante a partida!!

    Beijo!!!

    Te amo!!!

    ResponderExcluir