segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Até 2011

Estou em férias após narrar mais de 100 jogos pela CBN e PFC em 2010.

Aproveito este período para recarregar as baterias com muita leitura e nada de futebol. Tempo para curtir mais a família e meus três filhos.

Acredito que 2011 será um ano especial para o esporte da capital com a presença de Avaí e Figueirense na série A. Especial para nós jornalistas esportivos também.

Eu quero sempre narrar em grandes estádios, em belas cidades, com todo respeito a Juazeiro do Norte e Bragança Paulista.
Muitas felicidades a todos amantes do esporte, da comunicação e amigos, nos vemos em 2011.

terça-feira, 27 de julho de 2010

BRASIL À MODA HOLANDESA

O 4-2-3-1 do Mano vai recuperar os pontas no futebol brasileiro. O esquema vencedor do Corinthians na Copa do Brasil de 2009 com Dentinho e Jorge Henrique será implantado na nova seleção.

A opção de pontas que fecham na marcação para este primeiro amistoso do dia 10 de agosto são Robinho pela esquerda e Pato pela direita. Ambos não teriam dificuldade: Pato jogou assim no Milan no última temporada e Robinho fazia uma função parecida na África.

É mesmo um Brasil à moda Holandesa: dois volantes de pegada, mas que sabem jogar, um meia de armação, dois pontas que ajudam no meio e um centroavante que faz o pivô. É o esquema da moda na Europa e no Brasil fez sucesso com o Corinthians de Mano Menezes em 2009.

É isso, Jô Soares vai vibrar e todos aqueles aprenderam a gostar de futebol sabendo que o 7 era ponta direita e o 11 era ponta esquerda. Uma provável escalação do Brasil seria: Vitor, Daniel Alves, Tiago Silva, Davi Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Pato, Diego Tardelli e Robinho.

Cá pra nós, é um baita time.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mano: Gaúcho gente boa

Mano Menezes consagra uma nova geração de treinadores formados na Academia. Sim, professores na verdadeira acepção da palavra. A tendência ganha corpo quando percebemos que o mais bem pago do mundo, José Mourinho, nunca chutou uma bola. È um professor.
O exemplo local foi Péricles Chamusca, um baiano estudioso que chegou lá.
No Brasil tem Paulo Autuori, Antonio Lopes. Na Europa essa uma realidade, Arsene Wenger, Alex Ferguson entre outros.

Mano é um gaúcho gente boa, diferente de Dunga e Felipão. Viu que não seria nada como atleta e foi estudar. Conheci o Mano em Caxias do Sul quando ele era técnico dos juniores do Juventude. É aquela pessoa que todo mundo gosta e torce a favor quando sobe na vida.
Não sei se vai dar certo, mas boa sorte Mano!

É bom lembrar que vários treinadores brasileiros e ex-atletas como Vanderlei Luxemburgo, Luis Felipe Scolari também são formados em Educação Física.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pêra, Uva, Maça ou Salada Mista?

"Agora criançada tá na hora de a gente brincar! Oba! ....Ricardão, qual técnico que vc mais gosta? É esse? nãaaaao!!! É esse? Já falei que nãaaaao!!!!! E Esse? Esse o Flu não liberou! Serve esse? É, pode ser !!???"

O que vc vai fazer com ele? Pêra, Uva, Maça ou Salada Mista?

Responde ai Ricardão!!!!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURTAS DO RJ

@Não sei porque, mas depois que comecei a navegar no twitter, tinha abandonado o blog. Confesso que o microblog até me atraiu mais. Porém dominar todas as ferramentas sociais é importante.

@Notei no Rio de Janeiro que a controvérsia no caso Bruno aumenta. Boa parte das pessoas em que falei acredita na inocência do goleiro.

@Profissionais renomados do rádio carioca como Eraldo Leite, José Carlos Araújo entre outros reconhecem as dificuldades do rádio atual, mas não admitem trabalhar no off tube. Por isso elogiaram a CBN/Diário pela presença no Maracanã.

@Esse jogo do Avaí contra o Flamengo já não era para acontecer no Maracanã. O Brasil já está atrasado para copa de 2014 e quando efetivamente começará a reforma?

@Atrasam as obras, vem as cobranças da FIFA e o governo abre os cofres. A fórmula mais simples que roubar doce de criança.

ACERJ- Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro, disponiza estatística dos jogos no Maracanã. É um serviço que complementa e ajuda muito o trabalho da imprensa. No Rio de Janeiro encontraram uma forma para colaborar com os profissionais.

domingo, 16 de maio de 2010

CRUZEIRO X AVAÍ

Cobertura direto do Mineirão neste domingo. Viagem com o repórter Fabiano Linhares.
A partir desta transmissão vou utilizar a ferramenta do microblog twitter para interagir com o público.
Quem quiser seguir e participar:@luizalano

FÓRUM DE ESPORTE


Participei da cobertura da CBN\Diário do 9 fórum internacional de esporte. Destaque para palestra do ex-atleta olímpico Marcos Vinícius Freire que contou a odisséia do Rio de Janeiro na briga para ser sede das Olimíadas de 2016. Adiantou também que Florianópolis e Balneário Camboriú deve receber delegações de esportes aquáticos para aclimatação.

Outro ponto interessante foi o encontro de cronistas e jornalistas esportivos, organizada pela ACESC ( Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina) presidida pelo jornalista JB Telles.

crédito foto: http://www.acesc.org/

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vai Começar

Após uma longa ausência e exatos 43 jogos narrados no catarinense entre CBN e PFC, to de volta.
Eu como blogueiro sou mesmo um desastre. Ficar tanto tempo sem atualizar o blog é inadmissível.

Mas vamos lá acabou a brincadeira e começa o brasileirão.

Neste sábado estarei ao lado de "Ferinha" Helton Luiz em São Paulo no Canindé para a estréia do Figueira na série B contra o São Caetano.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

GLADIADOR?

-Na transmissão do último sábado de Criciúma 1 x 2 Figueirense na CBN disse que Willian do Figueira me lembrava numa tosca comparação o Kleber Gladiador do Cruzeiro, o estilo, baixo, forte e bom finalizador. O comentarista Semensat rechaçou de cara a comparação.

-Que espetáculo a transmissão do carnaval da Globo. Um Show de imagem e de informação. Luis Roberto se preparou mais de um mês para narrar o carnaval e deu um banho.

-Nesta quarta-feira estarei na Arena Joinville narrando no PFC Joinville x Metropolitano. Faço o convite aqueles que assinam o estadual para conferir a transmissão.


-Na quinta-feira trabalho na CBN no jogo Avaí x Atlético IB.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Esse é um dos piores times do Criciúma que já vi, mas a camisa é pesada e o clube tem tradição.
2x 2 contra o Avaí foi conseguido na raça.

Veja os gols com a minha narração no PFC:

sábado, 23 de janeiro de 2010

RC & AGENDA

Roberto Carlos é o maior lateral esquerdo que eu vi jogar, e um dos melhores da história do mundo. No auge, ninguém marcava como ele, que ainda era excelente no ataque. É verdade, também, que RC nunca foi humilde, o que, nos EUA, o faria estrela, mas, no Brasil, onde gostamos que as pessoas finjam humildade, isso é visto com maus olhos.

AGENDA

SÁBADO 23/01- AVAÍ X CHAPECOENSE NA CBN
DOMINGO 24/01- JOINVILLE X FIGUEIRNESE NO PFC

QUARTA 27/01- CRICIÚMA X AVAÍ NO PFC
QUINTA 28/01- FIGUEIRENSE X A.IBIRAMA NA CBN

domingo, 17 de janeiro de 2010

AGENDA

Depois de curtir o Planeta Atlântida de sexta-feira chega de descanso e agora é pé em baixo.

Domingo narro no PFC Avaí x Brusque

Segunda na CBN Figueirense x Imbituba

Quarta no PFC Criciúma x A. Ibirama

Quinta na CBN Brusque x Figueirense.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PACOTÃO

PACOTÃO 1

Percebo críticas pela quantidade de contratações do Figueirense neste inicio de temporada.
Pelos números (13) não é nada demais, inclusive o Avaí tem quase o mesmo volume de nomes novos e o Vasco também.

Das caras novas do Figueira tenho boas referências do Junior Negão, Jean Carioca, Gastón Ada, Ernani, Kadu e João Paulo.

Incógnitas: Marcinho, Moreno, Marquinho, Augustin Cattaneo, Felipe Canavan e Juninho.

Dos que já vi jogar e não gostei da contratação do Coutinho.

PACOTÃO 2

No Avaí os nomes são mais conhecidos até pelo maior poder de investimento.

Certezas: Vandinho, Batista, Robson e Patric (se vier)

Esperanças: Rudnei, Fredson, Zé Carlos, David, Emerson e Sávio

Incógnitas: Dinelson, Rodrigo Thiesen e Gabriel.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Efeito Pet

Entre as principais contratações para 2010, os experientes ganham força no cenário nacional.
A inspiração maior vem da temporada passada, com o retorno bem-sucedido do sérvio Petkovic, campeão brasileiro aos 37 anos pelo Flamengo.
Além do "efeito Pet", a escassez de jovens talentos no mercado interno é outro fator que ajuda a explicar a atual tendência.
O “efeito Pet” fez o Santos apostar em Giovanni 37 anos,Bahia com Edilson 39 anos, Vasco vai de Dodô 35 anos entre outros. Não incluo Roberto Carlos do Corinthians nesta lista já que vinha atuando em alto nível e como titular do seu time na Turquia.
Mas o “efeito Pet” também tem os seus exemplos aqui em SC.
O Brusque vai de Viola 41 anos e o Avaí traz Sávio 35 anos.
Depois que o gringo Pet arrebentou no brasileiro alguém tem coragem de criticar estas contratações?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

REINÍCIO

Quatro de janeiro hora de voltar ao trabalho.

Nesta segunda vou compor a mesa do Debate Diário ao lado de Rodrigo Faraco, Paulo Britto e Miguel Livramento.

No decorrer da tarde retomo os minutos esportivos das 14h30min e 15h30min e a apresentação do CBN Diário Esportes das 16h30min até 17h00hs.

Bola rolando mesmo só em 16 de janeiro, já que pelo curto período de preparação não acredito que a dupla da capital dispute amistosos.

Depois disso é pé em baixo até o fim de 2010, CBN, PFC e o que tiver pela frente.

Vem aí o catarinense, em todos os jogos fora é aquela pressão também na imprensa da capital, mas já é hábito e faz parte, to louco que e bola role de uma vez.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PRA FRENTE BRASIL

Citei os volantes no post anterior para chegar numa conclusão que na minha visão os treinadores brasileiros na comparação com grandes times do Brasil e da Europa são muito mais defensivos.

É comum ver times grandes do Brasil jogar com três volantes e deixar a armação para os alas.
Tá tudo bem blá,blá,blá :O bom esquema é aquele que casa com as características do time.

O que os nossos técnicos com suas mentalidades retranqueiras não perceberam é que marcar a saída de bola do adversário é uma tremenda arma defensiva.

Criou-se uma geração de técnicos que só sabem jogar nos contra-ataques. Chegamos a uma situação absurda. Muitos times preferem jogar como visitantes para explorar os ataques do adversário.

Claro isso é apenas uma preferência minha, a seleção brasileira joga em contra-ataque.
Para 2010 treinadores, por favor, independentemente do esquema, acabem com essa mania de quanto mais fechado melhor. O nosso futebol agradece.

E eu como narrador num ano que está no início espero trabalhar em jogos mais agradáveis, abertos e com gols.

PS.Nossa que delírio. Mas como nessa época quem você não tem intimidade ou até nem gosta lhe deseja tudo de bom entre outras coisas? Porque eu não posso desejar o fim do futebol defensivo.

Por isso depois do Brasil em Copas sempre torço para Holanda que mantém um contrato com todos os treinadores da seleção que joguem no 4-3-3.

PRA FRENTE BRASIL!