quinta-feira, 7 de maio de 2009

Genial

A CBF não se cansa de surpreender. Desta vez, a pérola está no regulamento da recém-criada Série D do Brasileiro.
Começam 40 clubes. Dez grupos de quatro, passam dois de cada grupo, 20 times vão se despedir com apenas seis partidas. Depois, mata-mata para classificar dez times.
O momento de genialidade vem agora. Os dez times se dividem em cinco confrontos. E como saem oito daí? Simples! Classificam-se os três "melhores segundos colocados" nos "grupos de dois". Imagina se vai ter jogo de compadres...
Por fim, o acesso se define em um mata-mata entre os oito classificados. Daí em diante, semifinais e final para decidir o campeão.
Não era mais fácil dividir os dez times em dois grupos de cinco, subindo para a Série C os dois primeiros de cada grupo? Garantia um número maior de jogos para todos eles e ainda evitava a aberração no regulamento.

Um comentário:

  1. Caro Alano,
    Noite dessas em que estava sem sono resolvi bolar fórmula para as quatro séries para o Campeonato Brasileiro, sempre preservando o sistema de pontos corridos.
    Cheguei a conclusão que as séries C e D não podem ser nacionais.
    Resumindo, a Série C teria 4 subséries: Norte/Centro Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
    Cada uma teria no máximo 8 clubes.
    O primeiro colocado estaria classificado para a Série B no ano seguinte.
    Já a Série D teria uma subsérie por estado.
    Cada campeão de estado disputaria com os campões dos outros estados da mesma região.
    No nosso caso, PR, SC e RS, disputariam uma vaga de acesso à Série C Subsérie Sul do ano seguinte cedida pelo último colocado do ano anterior.
    As subséries estaduais da D teriam até 8 clubes.
    Com isso, disputariam, hipoteticamente, Chapecoense, JEC, Brusque, Ibirama, Metropolitano, Tubarão e dois da 2ª divisão.
    Com isso, nossos clubes teriam calendário nacional.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir